perfil
Bené Chaves <>, natalense, é escritor-poeta e crítico de cinema.
Livros Publicados:
a explovisão (contos, 1979)
castelos de areiamar (contos, 1984)
o que aconteceu em gupiara (romance, 1986)
o menino de sangue azul (novela, 1997)
a mágica ilusão (romance, 2001)
cinzas ao amanhecer (poesia, 2003)
Sonhadores

Você é nosso visitante de número


Obrigado pela visita!

links

a filha de maria nowacki
agreste
arabella
ariane
balaiovermelho
blog da tuca
clareando idéias
colcha de retalhos
dora
entre nós e laços
faca de fogo
janelas abertas
lá vou eu
letras e tempestades
litera
loba, corpus et anima
maria
mudança de ventos
notícias da terrinha
o centenário
pensamentos de laura
ponto gê
pra você que gosta de poesia
proseando com mariza
rua ramalhete
sensível diferença
su
tábua de marés
umbigo do sonho
voando pelo céu da boca

zumbi escutando blues

sonhos passados
agosto 2004 setembro 2004 outubro 2004 novembro 2004 dezembro 2004 janeiro 2005 fevereiro 2005 março 2005 abril 2005 maio 2005 junho 2005 julho 2005 agosto 2005 setembro 2005 outubro 2005 novembro 2005 dezembro 2005 janeiro 2006 fevereiro 2006 março 2006 abril 2006 maio 2006 junho 2006 julho 2006 agosto 2006 setembro 2006 outubro 2006 novembro 2006 dezembro 2006 janeiro 2007 fevereiro 2007 março 2007 abril 2007 maio 2007 junho 2007 julho 2007 agosto 2007 setembro 2007 outubro 2007 novembro 2007 dezembro 2007 janeiro 2008 fevereiro 2008 março 2008 abril 2008 maio 2008 junho 2008 julho 2008 agosto 2008 setembro 2008 outubro 2008 novembro 2008 dezembro 2008
créditos

imagem: Walker
template by mariza lourenço

Powered by MiDNET
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

 

 

 



sábado, junho 17, 2006


A partir de hoje estaremos publicando uma série de textos extraídos de autores célebres e famosos que viveram anos passados e que continuam a desafiar os tempos atuais. Alguns já foram publicados aqui, mas acredito que dizê-los uma segunda vez só poderá reforçar algo ao já conhecimento das amigas e amigos que estiverem conosco. E principalmente aos mais recentes. E entre um capítulo ou outro poderemos lançar algum conto ou mesmo alguma crítica cinematográfica. Esperamos que todos tenham uma boa leitura.


PALAVRAS QUE INQUIETAM (1)


Þ Muitos acreditam na existência de um ser superior, enquanto outros poucos ficam indiferentes ou ignoram, assim como também existem os agnósticos e os totalmente ateus. Mas, o certo (ou não?) é que foi criado um mito pelo medo do próprio homem. E a essa criação deram o nome de Deus, que se supõe ser uma divindade suprema para amainar o seu desespero ou sofrimento. Avaliem, então, se não existisse tal deificação, como não seria esse mundo, hein? Diria até que foi providencial e necessária para os que pretendem vivê-lo. E a presença, então, dessa divinização, se fez evidente. Afinal, já dizia Kierkegaard "que Deus é uma exigência do desespero, um postulado do existente".
Aqueles que tinham grande fé e esperança no universo, como o suposto profeta Isaías, clamando e afirmando achar que a "humanidade cessará de obrar mal, aprenderá a proceder bem, desejará a justiça e aliviará os oprimidos ", como também, com euforia e otimismo, dizer que "abaterei a arrogância dos orgulhosos e humilharei a altivez dos tiranos ", nada tiveram de resultado no que afirmaram, já que - apesar do próprio Isaías ter vivido (dizem) no ano 750 a. C. - ainda hoje não procede tal visão entusiasta. Pelo contrário, a cada instante vemos mais corrupção, violência, menos justiça, arrogância ao extremo e soberba dos tiranos. Quer dizer, a tão propalada profecia não vingou.

Þ E o chamado protetor da humanidade, Zoroastro, que viveu mais ou menos na época do anterior? Professava ele que " é preciso ser honesto, não só em pensamentos, mas em palavras". E atestando que o nosso dever "é ensinar amizade ao inimigo, probidade ao perverso e sabedoria ao ignorante", detestava a mentira e sabia que ela ajudava a regar a semente da falsidade. Arrematando depois com sabedoria que "o maior inimigo do homem é a sua cobiça, pois ela engendra o ódio, e o ódio gera a violência, e a violência traz a morte", absorvia-se na visão de um mundo melhor. Foi ingênuo e nada profético quando ditou seu conjunto de princípios, acreditando em seguida que a "vida será justa, sem dores e sem morte, livre do medo e da maldade". Palavras bonitas, porém palavras que viraram somente cinzas.
Acho que se os dois ditos profetas estivessem ainda vivos, não iriam suportar o insustentável peso de suas promessas verbais em vão e acabariam por entristecerem-se neste nosso vale de lágrimas.


Þ Já o sábio Confúcio também não foi levado em conta, pois dizendo que "serão reprimidas as maquinações egoístas, e não terão ensejo de renascer, os ladrões e traidores não infestarão mais a terra", teve (e tem) suas palavras totalmente ignoradas pela ação contrária de uma boa parte. Enquanto isso, Inácio de Loiola, que nasceu em 1491, afirmava categórico: " a ambição é a mãe de todos os males". Ao que João Calvino, não acreditando muito no ser humano, deu o lembrete falando ser "o homem de todo incapaz de salvar a si mesmo, pois ele é totalmente mau", afirmando depois que "o mal é o estado natural da humanidade, porque a soma de bem praticado não poderá resgatar a dívida inteira". E o mestre citado foi ramificando suas doutrinas, culminando com a exemplar conclusão: "se um soberano administra mal, perde o direito de governar".
Se este preceito último fosse levado a sério, não teríamos quase nenhum governante comandando ou administrando uma população, já que as malversações estão aí para se ver. E seria um dever de todos governarem sem corrupção ou propagandas enganosas, pois foram colocados ali para isso. Afinal, para que servem os gordos impostos que pagamos?


Þ E como existem os que não acreditam em nada, também existem aqueles que acreditam em tudo. Contrariando o filósofo aí de cima, George Fox, que nasceu no século XVII, disse com certo otimismo: "vi que havia um oceano de trevas e de mortes; mas também um oceano infinito de luz e amor, que fluía sobre o de trevas", propondo aos amigos entre si para ensinar-lhes que só existe no mundo todo um único templo - o coração dos homens. Já um sueco do século XVIII, de nome Emanuel Swedenborg, foi ainda mais longe na sua crença ao afirmar que "o amor é vida; a vida é amor, o amor é a própria vida de cada homem, isto porque nada existe na natureza que se não assemelhe à sua origem, o espírito". Acreditava ele que a matéria era unicamente um semblante, uma manifestação de sentimento. Concluía, então, eufórico: "a morte é apenas a continuação da vida".

Þ No começo do século XX, morria Mary Baker Eddy, que nascera de uma família anglo-escocesa de lavradores. Ela dizia que estava ao nosso alcance "abolir a pobreza, a enfermidade, a aflição...". Ensinava aos discípulos, corroborando opiniões anteriores, de que não há vida, verdade, inteligência, nem substância na matéria. Era uma mulher que difundia diariamente sua cota de orações e súplicas. E surgiu também, nascido em 1869, Mahatma Gandhi, que, com seu carisma, cumpria uma missão singular. Dizia ele: "uma vez que não temos o poder de criar, não nos assiste o direito de destruir". Numa possível vitória acerca da não-violência, cercava-se de confiança e arrematava de que "podem ser necessárias muitas gerações, mas no fim, o triunfo há de vir". Mostrando-se indignado com governos que iam de injustiça a injustiça, pagou caro pelos seus atos.

Þ Neste mundo de contrastes, opiniões díspares, do bem e do mal, do negro e do branco, do bom e ruim, do rico e pobre, das concentrações de lucros, dos poucos que vivem, dos outros que sobrevivem e dos muitos que apenas vegetam... Neste mundo de expressões idiomáticas (e também idiotas), do verso, inverso e também anverso, parece não haver espaço para a imparcialidade e racionalidade. É um mundo onde a cada dia nos decepcionamos com a falsidade e o egoísmo da parte de alguns que se dizem seres humanos.

Bené Chaves

por benechaves às 16:12