perfil
Bené Chaves <>, natalense, é escritor-poeta e crítico de cinema.
Livros Publicados:
a explovisão (contos, 1979)
castelos de areiamar (contos, 1984)
o que aconteceu em gupiara (romance, 1986)
o menino de sangue azul (novela, 1997)
a mágica ilusão (romance, 2001)
cinzas ao amanhecer (poesia, 2003)
Sonhadores

Você é nosso visitante de número


Obrigado pela visita!

links

a filha de maria nowacki
agreste
arabella
ariane
balaiovermelho
blog da tuca
clareando idéias
colcha de retalhos
dora
entre nós e laços
faca de fogo
janelas abertas
lá vou eu
letras e tempestades
litera
loba, corpus et anima
maria
mudança de ventos
notícias da terrinha
o centenário
pensamentos de laura
ponto gê
pra você que gosta de poesia
proseando com mariza
rua ramalhete
sensível diferença
su
tábua de marés
umbigo do sonho
voando pelo céu da boca

zumbi escutando blues

sonhos passados
agosto 2004 setembro 2004 outubro 2004 novembro 2004 dezembro 2004 janeiro 2005 fevereiro 2005 março 2005 abril 2005 maio 2005 junho 2005 julho 2005 agosto 2005 setembro 2005 outubro 2005 novembro 2005 dezembro 2005 janeiro 2006 fevereiro 2006 março 2006 abril 2006 maio 2006 junho 2006 julho 2006 agosto 2006 setembro 2006 outubro 2006 novembro 2006 dezembro 2006 janeiro 2007 fevereiro 2007 março 2007 abril 2007 maio 2007 junho 2007 julho 2007 agosto 2007 setembro 2007 outubro 2007 novembro 2007 dezembro 2007 janeiro 2008 fevereiro 2008 março 2008 abril 2008 maio 2008 junho 2008 julho 2008 agosto 2008 setembro 2008 outubro 2008 novembro 2008 dezembro 2008
créditos

imagem: Walker
template by mariza lourenço

Powered by MiDNET
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

 

 

 



segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Mais um conto que apanho do livro Castelos de Areiamar (1984). Espero que o tenha modificado e reduzido sem grandes danos para a compreensão do mesmo. Se não tiver conseguido peço que me desculpem. Mas que tentei não resta a menor dúvida. Portanto, uma boa leitura para todos.




SEMELHANÇA


Abriram o curral e o gado entrou apressado. O porteiro voltava de uma espiadela e parou aos solavancos dentro do pequeno recinto. Atropelou-se, tomou fôlego, virou com medo do rebanho, roçou na parede. Esperava a chegada das reses famintas.
Uma porta foi aberta e de um em um o gado ferrado. Todos estavam preparados para a corrida, esparramavam-se no chão, ninguém sabendo o que fazer com a boiada, apenas instruíam para as tarefas. Os pequenos aguardavam a partida, enquanto os maiores eram enfiados no estreito corredor. O trabalho iria começar.
Suados e fatigados olhavam o infinito, viam um caminho demorado, cheio de atropelos, fiascos. Sabiam-se enganados debaixo do telhado quente, áspero. E, então, uma voz ecoou: todo santo dia essa caninga, estamos já acostumados.
O gado esperou que o homem viesse tirar o leite, estava impaciente. Os menores procurando qual a solução melhor. Acotovelavam-se e caíam no chão melado, sujavam a roupa esfarrapada, misturavam-se. Pro alto o tempo mudara de cor, acinzentava.
Nem sinal do barrigudo e eles cansados, inquietos. O local barulhento, a barriga seca, os filhotes sem forças, caídos no desespero. Um grito, então, ressou firme, fazendo todos se deslocarem. Aí o barulho aumentou, quase se mataram. Estrebuchando no curral, palpitando de excitação, a manada entrou receosa aos trancos e obedecendo a ordens. Lado de cá, por uma porta de madeira roída, uma pessoa de branco e coçando um bigode de arame, disse, voz baixa: bom-dia! E depois desapareceu no cubículo onde postava a figura de um nu, entrando no rumo de um eucatex listrado e apodrecido.
Os novilhos maltratados não comiam, esperavam de pé, alguns brincando naquela suja areia. Puxa mãe, venha ver os bois no cerrado, estão brigando. A pobre se lamentando, amanhã filho, será nossa vez, cedinho encurralados. No chão enxovalhado a água descobria um mau cheiro. Fora, um frio intenso.
O morador acordou sobressaltado, foi ao curral. Espantou-se: a cancela escancarada, o gado dentro, uns dormindo, outros de olhos arregalados. Mugiram ao ver o homem. A chuva caía grossa, pingos no chão deslizavam e atravessavam o prédio, ia se quietar no cantinho do muro. Ensopavam. Com uma perna só a mulher esquelética bateu a muleta no vidro, arrebentou a cara em frente e um jato de sangue correu na cerâmica.
O homem de branco e de rosto esfacelado deslizou sua mão entre as chaves e fincou-se de cócoras a folhear pequenas gravuras. Arranjou lã úmida e tapou o ferimento. Depois grunhiu: entre o que conseguir... Passos eram ouvidos no retângulo. O ambiente pareceu fantasmagórico e indecisões circundavam as pessoas desesperançadas. E entre diminutas brechas, algumas ali mijavam. Deitavam-se nos bancos e cobriam o corpo com o friorento ar, todas atordoadas.
Procurando apalpar a mãe, um menino esbarrou, chegou perto da soleira. Deteve-se e imaginou manobras invisíveis. O vidro impenetrável, decisivo. Ao lado, outras criancinhas rolavam no chão enlameado e fugiam de responsabilidades, a idade era todo prazer.
O boi bocejou preguiça, levantou-se e segurou o queixo apoiado no arame. Viu um espaço perdido e torceu a cabeça. Um pingo de lágrima desceu pela cara arredondada. A mulher chorou, lamentou, perdeu suas forças, o entusiasmo. Enquanto o vento varria uma poeira que subiu no telhado desabando pequenos cacos. E o frio fez todos encolherem arroxeados, subitamente imóveis. Alguém falou: dê um chute na porta, talvez consiga quebrá-la.
Preparavam o lance final quando uma parede ruiu ao lado. A poeira no ar a sufocar o ambiente. Entreolharam-se sem se verem. O homem baixinho, quase anão, enfiou os dedos no orifício da fechadura e foi surpreendido, agarrado aos puxões, a mão engatada no vidro. Voltaram apenas pedaços ziguezagueando um rastro de sangue no pavimento.
Era de esperar que o gado fosse estranhar a atitude do morador. Mas, ele permaneceu diante da boiada feito uma estátua. Nada fazia. Ouviu, então, um zumbido e virou-se espantado. O homem tinha medo, um terrível medo gravou seu rosto. Não fique parado, vamos, ande...
A fumaça desapareceu e apareceram três ou quatro mortos. O cidadão de branco ficou detido, pálido e infeliz. O pobre do gado ainda esfomeado, encolhido, aguardando uma ocasião melhor. No entanto, o portão do curral fora aberto e as reses famintas saíram cabisbaixas, lentas, as pernas bambas.
Bené Chaves

por benechaves às 08:11